segunda-feira, 25 de julho de 2011

Lendas Urbanas de Porto Alegre

As Torres da Igreja - A Igreja de Nossa Senhora das Dores começou a ser construída em 1833 e levou 97 anos para ser concluída. De acordo com a lenda, o grande atraso deve-se a uma maldição lançada por um escravo. Injustamente acusado de roubar o colar de brilhantes que adornava a imagem de Nossa Senhora das Dores, teria dito antes de ser enforcado: "Vou morrer porque sou escravo, mas sou inocente e a prova disso é que as torres da igreja hão de cair três vezes e nunca ficarão completamente prontas".




Castelo do Alto da Bronze - Construído em estilo medieval na década de 1940, no Centro da cidade, especialmente para abrigar uma jovem e seu companheiro, um rico médico e político, 22 anos mais velho. Segundo a versão da personagem, por ciúmes ele não a deixava sair. Prisioneira durante quatro anos, ela teria fugido depois de ser ameaçada de morte.




Bará do Mercado Público - Joaquim Custódio de Almeida, de nome original Osuanlele Okizi Erupê, seria um príncipe negro nascido em reino Daomé (atual Benin). Exilado, veio ao Brasil, primeiro a Salvador, depois Rio de Janeiro e, finalmente, chegou ao Rio Grande do Sul. Famoso por suas curas através de ervas medicinais e rituais africanos, teria tratado o governador Julio de Castilhos de um câncer na garganta. O príncipe Custódio morreu em 26 de maio de 1936, aos 104 anos. Referência para as religiões umbandistas, teria sido enterrado no meio do Mercado Público como Bará, o Orixá mais humano de todos os deuses africanos.




O crime da Rua Arvoredo - Entre 1863 e 1864, açougueiro e sua mulher atraíam para a casa deles, na rua do Arvoredo (atual Fernando Machado), as vítimas que eram assassinadas e, segundo a lenda, transformadas em saborosas linguiças. As linguiças de carne humana teriam feito muito sucesso entre a população, que formava filas no açougue para comprá-las.

Um comentário:

Unknown disse...

imperdível para quem passa pelo centro, conhecer o castelinho e a sua história!!!
A lenda viva do Castelinho da Bronze em Porto Alegre http://meucantonomundo.com/lenda-viva-do-castelinho-da-bronze/